No dia 23 de junho, o Instituto Minas Pela Paz, representado pelo seu Presidente Cledorvino Belini, participou da Solenidade de conclusão dos trabalhos de eficiência energética nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados e Minas Gerais.
A CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais estendeu as ações do programa da Cemig Energia Inteligente para as APACs, além da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados).
A partir de uma mobilização do Minas Pela Paz, em 2020, a parceria entre a CEMIG, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sistema FIEMG e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, foi viabilizado a instalação de usinas fotovoltaicas em 36 APACs de Minas Gerais, além da sede da FBAC. A iniciativa também realizou a substituição de lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers de alto consumo por equipamentos mais eficientes.
Devido a pandemia, ocorreu o atraso nas instalações das usinas fotovoltaicas, que foram totalmente concluídas em março de 2023.
Ao todo, foram trocadas 4.600 lâmpadas, 72 geladeiras, 117 freezer e 620 chuveiros nas APACs de Minas Gerais, além da instalação das 36 usinas fotovoltaicas instaladas.