Jogador deu pontapé inicial em jogo de pré-lançamento do projeto no campo do Saga, em Belo Horizonte
Debaixo de uma chuva fina e muita empolgação, o campo do Saga, no bairro São Gabriel – região Nordeste de Belo Horizonte – recebeu, hoje (26/11), o pré-lançamento do projeto “Futebol Minas Pela Paz”, que vai promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte e da educação. A solenidade reuniu autoridades locais e membros da comunidade, além do ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, padrinho do projeto, que deu o pontapé inicial em uma partida de futebol entre adolescentes do bairro.
O projeto, fruto de uma parceria do Minas Pela Paz com a Prefeitura de Belo Horizonte e instituições privadas, promoverá também melhorias de infraestrutura nos campos para dar-lhes as condições ideais de realização dos três pilares de atuação: o educacional, o esportivo e o de cidadania. Para isso, uma equipe técnica do Instituto preparou um mapeamento dos campos de várzea da capital mineira e suas comunidades. “Percebendo o quanto a prática esportiva pode contribuir para a formação de cidadãos melhores, atuando como um atrativo para que os adolescentes desenvolvam habilidades cognitivas e de interação social, percorremos mais de 50 campos de Belo Horizonte para selecionarmos os que melhor se encaixam na proposta do projeto”, afirma Liliane Lana, gestora de Desenvolvimento Social do Minas Pela Paz.
Mais do que melhorar as edificações nos campos de várzea, com a construção de salas de aula integradas com vestiários, os espaços ganharão auditório multiuso, refeitório e sala de apoio administrativo. Assim, as crianças e adolescentes terão aulas de reforço escolar e cidadania, que contribuirão para novas vivências voltadas a questões ambientais, artísticas e o relacionamento com outras pessoas e meios sociais.
Ressaltando sua paixão pelo futebol, desde a infância, Ronaldo conversou com os adolescentes sobre os valores sociais necessários para a formação de um atleta e destacou a importância de iniciativas como esta. “Quando fui convidado para apadrinhar este projeto aceitei prontamente, pois a minha trajetória também começou em campinhos como este. Ao longo destes anos, aprendi que o sucesso nessa, e em qualquer outra profissão, é fruto de uma combinação perfeita, que contempla educação, esporte e cultura”, afirma o ex-jogador, que, também, é embaixador da boa-vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A expectativa é que os primeiros núcleos do Futebol Minas Pela Paz sejam viabilizados através da lei Federal de Incentivo ao Esporte e inaugurados já em 2014, atendendo 180 crianças cada um deles.
Entre os parceiros do projeto estão a Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), o Serviço Social da Indústria (Sesi), a construtora MRV e a Fiat Crysler que já assegurou patrocínio.