O Instituto Minas pela Paz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada a partir da iniciativa do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), composto pelos presidentes das maiores empresas do Estado.
Com sede na cidade de Belo Horizonte, as ações do Minas Pela Paz são realizadas no estado de Minas Gerais.
O MPP atua na assistência social, inclusão e promoção de direitos. No âmbito do sistema prisional, atua nas APACs, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados. Realiza cursos profissionalizantes e mobiliza a comunidade por oportunidades de trabalho. O SESI, o SENAI, o SENAR e o SEBRAE são aliados nessa iniciativa e proporcionaram, entre os anos de 2009 e 2023, a certificação de 11.315 presos. Destes, mais de 2.500 recuperandos e egressos foram inseridos no mercado de trabalho e atuam diretamente em ações que geram renda para si, para suas famílias e para apoio à manutenção das próprias APACs.
Na educação, promoveu a qualificação de 200 gestores de escolas públicas e inclusão cultural de 68.300 mil alunos.
O Minas Pela Paz desde 2014 tem desenvolvido um projeto de inclusão socioprofissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mais especificamente de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Até 2023 foram 1.250 jovens que conciliaram estudo e trabalho remunerado a partir da oportunidade aberta pelo Projeto Trampolim. Essa tecnologia social desenvolvida pelo Projeto Trampolim foi ampliada através de sua utilização no Programa Descubra em 2022.
O Programa Descubra! É uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais no Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!. Promove o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social aos programas de aprendizagem e aos cursos de qualificação profissional.
Para execução dos seus programas e projetos, o Minas pela Paz conta com a seguinte equipe:
– Gestor: Maurilio Pedrosa
– Coordenação Administrativa: Luciana Pessoa
– Gerente de Projetos: Enéas Melo
– Gerente de Projetos: Ronalte Vicente
– Técnica: Gabriele de Ávila
– Técnica: Eliane Bragança
– Técnico: Pedro Augusto
– Estagiária: Eduarda Angélica
Saiba mais sobre os nossos projetos aqui pelo site, Facebook e Instagram.